Ainda não decidiu em quem votar? Confira as ferramentas tecnológicas que podem te ajudar a escolher seus candidatos, apontando quais são os políticos fichas limpas e os corruptos.

A ascensão das novas tecnologias trouxe para a sociedade inúmeras vantagens. Novas ferramentas tecnológicas estão sendo lançadas a cada dia no mercado para facilitar o convívio social.

Graças a este cenário globalizado, hoje podemos contar com sites e aplicativos que informam sobre o histórico dos políticos, apontando a existência ou não de pendências judiciais. Uma forma relevante que ajuda os eleitores na decisão do seu voto.

O site Reclame Aqui foi criado para ajudar a resolver reclamações sobre instituições que exercem algum tipo de serviço para a sociedade. Agora lança duas ferramentas para ajudar os eleitores nas eleições 2018: o Detector de Corrupção, um aplicativo para ajudar os indecisos na escolha dos seus governantes e a Cor da Corrupção, uma extensão que grifa nos resultados de pesquisa o nome dos políticos que apresentam com pendências judiciais.

Já disponível para download em aparelhos com sistemas Android e IOS, o App Detector de Corrupção funciona apontando a câmera do aparelho para o rosto do político, através de fotografias, sites, jornais, revistas, ou até mesmo pela TV, quando o candidato estiver ao vivo.

Após a leitura para reconhecimento facial, o app identifica em seu banco de dados informações sobre o político, os inquéritos em várias instâncias da Justiça como o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais de Justiça (TJs) e Tribunais Regionais Federais (TRFs).

O banco de dados do app armazena informações sobre governadores, vice-governadores e deputados federais eleitos a partir do ano de 2014. Também apresenta dados de senadores eleitos desde 2010, além de presidentes e vice-presidentes vivos.

Cor da Corrupção

A outra ferramenta disponibilizada pelo site Reclame Aqui, atua como forma de extensão para navegadores é a Cor da Corrupção, que destaca os nomes dos políticos fichas sujas, no momento em que aparece a pesquisa no navegador.

É necessário apenas navegar nos buscadores, que automaticamente, que o nome dos políticos corruptos com alguma pendência judicial, condenado ou investigado aparecerá com o plugin grifado em roxo e também pode acessar a ficha judicial do político.

Por meio dessas ferramentas, informações de forte relevância podem ser acessadas, auxiliando os brasileiros na escolha dos seus governantes no dia 7 de outubro, contribuindo para o bom exercício da cidadania no país.