O aplicativo WhatsApp pretende publicar propagandas em uma de suas ferramentas, o WhatsApp Status, que tem o funcionamento similar aos Stories do Instagram. Com base nas informações passadas pelos executivos da empresa, na reportagem do Wallpaper Street Jornal, que apontam  essa nova ideia para monetização, com a utilização de anúncios, afirmam que esse novo conceito da empresa, será executado a partir de 2019 e tornará a interação entre empresas seu público mais próxima e familiar.

Pelo grande sucesso da ferramenta WhatsApp Status, desde seu lançamento em 2017, até os dias de hoje, são mais de 1,5 bilhão de usuários ativos no aplicativo, alcançando uma posição superior ao Instagram. São cerca de 450 milhões de usuários que utilizam o WhatsApp diariamente, enquanto no Instagram são 400 milhões. Acredita-se, de acordo com  esses bons números, que a venda de anúncios melhorará o caixa do Facebook, recuperando-o depois de um período de declínio.

De acordo com executivos da empresa, o WhatsApp passará de ser gratuito, como no período de sua aquisição pelo Facebook, e começará a ser cobrado para as empresas. A empresa digital divulgou que existiram novos planos de monetização do aplicativo, para auxiliar empresas a atingir os seus públicos, que também são usuários dessa plataforma.

As empresas que utilizarem o aplicativo se beneficiarão de informações sobre os clientes, passadas pelo próprio app, como cartão de embarque, movimentações de compras, entre outras. Esse serviço será pago pelas empresas e sindicatos o app ainda não divulgou como acontecerá no Brasil.

Ainda não foi informado pelos executivos do WhatsApp  sobre como será a venda dos anúncios. No Instagram, por exemplo, os anunciantes fazem o uso do Gerenciador de Anúncios e da Audiência Network, para divulgar conteúdos publicitários.

Matt Idema, que é diretor de operações, afirmou: “Vimos funcionar bem no Instagram e estamos aprendendo muito a partir disso”. Com a revelação de um pacote de novidades para o WhatsApp Business, logo depois os anúncios chegaram.

Anunciando uma série de novidades em sua edição especial voltado para empresas, o WhatsApp App Business traz novos recursos que facilitarão a comunicação entre as empresas e seus clientes. Incluindo também, a utilização desses recursos por companhias com médio ou grande porte, em seus sites, ou em anúncios no Facebook.

O pacote de novidades ainda permitirá que as empresas que usam o app possam enviar informações automaticamente através do mensageiro, como cartão de embarque e confirmações de compra, por exemplo. E esses recursos serão pagos, mas o WhatsApp ainda não revelou os preços que serão praticados no Brasil.

O WhatsApp Business é considerado como uma forma mais familiar entre as empresas e os clientes. E agora, as companhias poderão usufruir dos benefícios do aplicativo, atravéz da publicação de anúncios na ferramenta WhatsApp Sotories, para os contatos de usuários comuns. Além da cobrança de uma taxa para que essas companhias possam conversar com seus clientes, como uma forma de atendimento, através do mensageiro.

Fonte: The Wall Street Journal